Tornar-se um profissional liberal já é uma prática comum em diversas profissões. Médicos, dentistas, advogados, analistas, engenheiros, contadores, e muitos outros.
LEIA MAIS:
Como a organização financeira pode fazer o seu negócio crescer
5 benefícios de um consultor financeiro para empresas
Tenha um hobby e deixe a sua vida mais leve
Com a crise vivida pelo Brasil desde meados de 2014, muitas pessoas acabaram perdendo seu trabalho e o número de empregos formais, com carteira assinada, caiu drasticamente.
Mesmo aqueles que possuíam formação e experiência não se livraram.
Foi então que esses profissionais enxergaram uma forma de voltar a fazer parte da população economicamente ativa.
A atitude foi seguir carreira solo, optando pela inovação e o empreendedorismo para assim se tornar um profissional liberal.
Nos últimos tempos, a quantidade de novos negócios em território brasileiro aumentou significativamente, seja qual for a área: produtos e serviços diferenciados e/ou personalizados.
Muitas dessas pessoas obtiveram sucesso como profissional liberal. Algumas delas tiveram até mesmo que lidar com um início do zero, alcançando o status de bem-sucedido depois de algum tempo.
Fato é que com as ferramentas, conhecimentos e a tecnologia que se tem hoje, se usados corretamente, é possível alcançar esse mesmo sucesso.
Apesar da crise, o mercado permanece sempre repleto de oportunidades quando o assunto são ideias inovadores e soluções para os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano.
Qual a definição de profissional liberal?
É possível resumir um profissional liberal, como aquele que possui formação técnica ou acadêmica em determinada área.
Ou seja, essa pessoa tem autonomia, recursos e conhecimento que lhe dão base para exercer suas atividades de forma independente.
É claro que essas atividades devem ser regidas por leis e legalizadas.
Além disso, o profissional liberal deve sempre estar capacitado, uma vez que a responsabilidade de tudo aquilo que ele produz ou oferece é inteiramente dele mesmo.
Vantagens e desvantagens de ser um profissional liberal
Ser um profissional liberal é sinônimo de inúmeras vantagens, tais como:
- Flexibilidade de horários;
- Gerenciamento total dos compromissos;
- Ampla possibilidade com relação a escolha de clientes;
- Alinhamento dos trabalhos às necessidades de ganhos;
E esses são só alguns dos benefícios. Mas como em qualquer profissão existem também algumas dificuldades enfrentadas por aqueles que optam por seguir esse caminho:
Como por exemplo, a administração e a contabilidade que devem ser feitas por eles mesmos.
Acontece que muitos desses profissionais não possuem tal conhecimento e acabam tomando decisões erradas quando o assunto é o fluxo de caixa e o gerenciamento do próprio negócio.
Sem capacitação em áreas como precificação, custos, fluxo de caixa, administração e gestão, tornar-se um profissional liberal pode sair como um tiro pela culatra.
Planejamento financeiro para profissionais liberais
E é justamente essa questão da desinformação em algumas áreas fundamentais da gestão de um negócio próprio que o profissional liberal acaba tomando decisões erradas e prejudicando sua atuação e, consequentemente, seu fluxo de caixa.
Porém, vale ressaltar aqui a importância mais do que necessária de um bom planejamento financeiro nesses casos. O que pode ser um diferencial para o sucesso ou o fracasso do profissional liberal.
Baseado nisso, alguns passos são necessários para que essa pessoa consiga prosperar atuando nesse regime.
Separar os orçamentos
Mesmo trabalhando de forma independente, o profissional liberal possui somente uma fonte de renda. Sendo assim, é importante que as finanças pessoais estejam separadas das finanças ligadas a sua atividade.
Muitas vezes, o ideal é dispor de uma conta de pessoa física e uma de pessoa jurídica, garantindo assim que o dinheiro ficará sempre bem separado.
Precificação
Para chegar ao valor correto do seu trabalho, o profissional liberal deve ter conhecimento da contabilidade de todos os custos necessários para a realização do seu serviço somados a um percentual que corresponde a sua retirada mensal.
Portanto, é fundamental que se saiba absolutamente tudo a respeito do que se gasta e do que se ganha, com a meta de equilibras ambas as partes e não sair prejudicado.
Organização das retiradas
Uma vez que os orçamentos estejam separados, como explicado no primeiro tópico, o dinheiro que servirá para arcar com as despesas da pessoa física devem surgir das chamas retiradas mensais.
A retirada mensal nada mais é do que um valor fixo, definido como o salário do profissional liberal.
Reserva financeira e aposentadoria
O profissional liberal tem que ter em mente que assim como o seu faturamento depende exclusivamente do seu trabalho, ele também pode sofrer variações devido a sazonalidade do mercado.
Em épocas de baixa procura e movimento, é ideal que esse trabalhador tenha uma reserva financeira que consiga sanar as contas derivadas do seu negócio.
Sendo assim, o recomendado é sempre separar uma parte dos ganhos mensais para essa reserva financeira.
Além disso, podemos também entrar no mérito da reserva financeira destinada a aposentadoria.
Não é bom depender somente do INSS para não ter que trabalhar mais quando atingir certa idade, ou continuar trabalhando, mas com a consciência tranquila e relaxada devido a uma aposentadoria garantida.
Por esse motivo, além da reserva financeira de emergência citada acima, é sempre bom também destinar uma parte dos ganhos para investimentos de longo prazo que lhe garantam uma excelente aposentadoria.
Formalização da empresa
Possuir um CNPJ, enquadrado de acordo com o faturamento da empresa, seja individual ou não, é uma vantagem que permite aproveitar linhas de crédito e garantem o recolhimento de impostos que, futuramente, podem ser transformados em benefícios de seguridade social.
Porém, como consequência, será necessário arcar com custos tributários e as devidas formalizações em órgãos reguladores.
Tecnologia a seu favor
Em tempos como os que vivemos atualmente, com avanços tecnológicos diários, dispor dessas ferramentas é um dos grandes diferenciais para a prosperidade do profissional liberal.
Seja qual for a área de atuação, existem muitos sistemas, aplicativos e recursos aliados a tecnologia disponíveis que facilitarão muito todo o seu processo trabalhista.
Exemplo disso é o Sistema de Gestão Financeira Pedro Braggio, exclusivamente baseado no Método Pedro Braggio de Reeducação Financeira, e que pode ser utilizado em celulares, tablets e computadores.
Com ele é possível fazer o monitoramento completo de suas finanças e acompanhar a execução de seu orçamento financeiro ideal. O processo é bem didático e as modalidades são diversas, como: eletrocardiograma financeiro, humor financeiro, futuro financeiro, entre outros.
O sistema já está sendo amplamente utilizado no Brasil e em outros países. Para saber mais sobre o sistema, entre em contato clicando aqui.
Tempo para o lazer
Muitos dos profissionais liberais, seja por falta de tempo ou planejamento financeiro, acabam não dando tanto valor aos momentos de lazer, uma vez que seu faturamento depende do quanto e de como ele trabalha.
Porém, nenhuma pessoa é capaz de trabalhar de forma saudável sem fazer pausas regulares.
Além de todos os tópicos já citados, um dos pontos mais importantes do planejamento financeiro é sempre reservar uma quantia para o lazer.
Aquele momento em que as preocupações devem ser deixadas de lado e tudo o que deve importar é o bem estar próprio.
Conclusão
Ao mesmo tempo em que ser um profissional liberal é um grande desafio, a necessidade de estar sempre desenvolvendo novas competências e habilidades, além de conhecer muito bem suas próprias características e objetivos, é um grande aliado para alcançar o sucesso.
Todo processo de mudança é complicado, pois sair da zona de conforto é um caminho que exige coragem e persistência.
Contudo, os benefícios que se pode alcançar tomando essa decisão dependem exclusivamente de si próprio, tanto no lado profissional, quanto o pessoal.