Mesmo com toda sua experiência de vida e profissional, você já se sentiu sobrecarregado com a gestão financeira da sua empresa, mesmo com sua dedicação ao seu negócio? Isso é muito comum entre os empresários de pequenas e médias empresas (PMEs).
Resumo do Conteúdo
Com tantas demandas diárias e foco nas operações e crescimento, é fácil deixar a gestão financeira em segundo plano, confiando no que parece ser suficiente. Com gastos mal planejados, suas preocupações excessivas com o que entra e sai da sua empresa, com os conturbados tempos de pandemia que PMEs tiveram que enfrentar, a importância do seu planejamento financeiro deve ser sua prioridade.
No entanto, sem um planejamento estratégico adequado, problemas financeiros podem se acumular e afetar não apenas a estabilidade financeira da empresa, mas também a sua tranquilidade pessoal do PMEs. O psicológico dos empresários e de seus funcionários podem ser prejudicados, pela falta de organização de finanças que deveriam estar corretas dentro de seus negócios.
Para manter seu custo de vida alinhado, e as metas financeiras controladas, sem acumular infinitos problemas que você não consegue resolver e não tem a menor ideia por onde começar, a presença de um controle financeiro eficaz, pode aliviar seu sufoco.
Entenda como a consultoria pode ajudar os objetivos da sua empresa
Ser um profissional PMEs é um trabalho fundamental e de extrema importância no dia a dia de muitas pessoas, mas ser um empresário completo que entende e estuda sobre suas finanças, é um diferencial entre muitas carreiras.
Ignorar a necessidade de uma gestão financeira estruturada pode trazer sérias consequências, que podem comprometer a saúde da sua empresa e até o seu futuro. Entenda os impactos de não contar com um consultor financeiro que você pode estar se esquecendo:
- Endividamento descontrolado e desorganizado: Gastos mal planejados podem levar a um endividamento crescente, comprometendo a estabilidade financeira da empresa.
- Perda de oportunidades de crescimento: Sem um planejamento financeiro, fica mais difícil investir em novos projetos, expandir ou aproveitar oportunidades de mercado.
- Estresse constante e danos psicológicos: A preocupação com as finanças pode afetar a sua produtividade e a qualidade do seu trabalho, prejudicando não apenas a sua vida profissional, mas também a pessoal, e de todos os trabalhadores que estão ao seu redor.
- Falta de visão estratégica para investimentos: Sem o acompanhamento de um especialista, o empresário pode fazer investimentos arriscados ou mal planejados, afetando o crescimento e a lucratividade do seu negócio.
- Dificuldade em planejar o futuro: A ausência de planejamento tributário e de fluxo de caixa pode impedir que sua empresa se prepare para imprevistos ou para o futuro. A falta de uma boa organização de suas finanças, pode agregar em vários problemas internos em sua empresa.
- Impacto na competitividade: Sem um consultor financeiro para ajudar a identificar áreas de melhoria e inovação, o empresário pode ficar para trás em relação aos concorrentes que investem corretamente em suas finanças e aumentam sua competitividade no mercado.
Sendo sua empresa seu maior foco, você pode estar a frente de seus gastos com maior responsabilidade e sendo auxiliado por um profissional financeiro. Investir em seus patrimônios de maneira correta, pode te trazer a paz que você tanto busca, e a resolução de seus problemas empresariais.
Soluções práticas e eficazes que um consultor financeiro pode oferecer à um PMEs
O consultor ajuda a desenvolver um planejamento financeiro completo, considerando objetivos de curto, médio e longo prazo. Ele define as metas financeiras da empresa, analisa o fluxo de caixa, custos e despesas, e ajuda a construir um orçamento sólido.
Com o auxílio dessa consultoria, obtemos a monitoração do fluxo de caixa da empresa, garantindo que as despesas estejam bem equilibradas. Isso inclui a criação de previsões de fluxo de caixa para identificar possíveis gargalos financeiros e antecipar problemas de liquidez.
Um consultor financeiro realiza uma análise detalhada das despesas da empresa e propõe soluções para reduzir custos desnecessários, como negociar com fornecedores ou identificar processos ineficientes. O profissional cria ferramentas e controles internos que permitem acompanhar as despesas e garantir que não haja desperdícios.
A ajuda que o consultor irá fornecer ao empresário é identificar oportunidades de investimento que podem gerar retorno a longo prazo, seja no setor da empresa ou em investimentos externos. Ele ajuda a escolher ativos que estão alinhados com o perfil e os objetivos da empresa.
Se sua empresa enfrenta dificuldades financeiras devido ao endividamento, um consultor pode ajudar a reestruturar as dívidas, negociar e melhorar as condições de pagamento, criando estratégias para quitar dívidas de forma eficiente, evitando juros elevados e comprometendo menos o fluxo de caixa.
A chance que você precisa para o desenvolvimento financeiro da sua empresa
Sem a visão de um especialista, o empresário PMEs pode ficar preso em tarefas operacionais e não conseguir focar no crescimento estratégico do negócio, como expansão, inovação ou aprimoramento de produtos e serviços.
A preocupação constante com as finanças pode afetar a saúde mental e o equilíbrio pessoal do empresário, prejudicando sua capacidade de tomar decisões claras e focadas. Isso pode gerar estresse, ansiedade e até afetar o desempenho da empresa.
Pensando no seu bem estar, e no bem estar de sua empresa e seus colaboradores, o sucesso do seu negócio, e o momento de mudar seus planos e alcançar a estabilidade financeira é agora. Entre em contato com o consultor financeiro e psicanalista, Pedro Braggio, e saiba como transformar suas finanças empresariais em um plano estruturado e focado no crescimento.